Guia: Ashran
Warlords of Draenor chegou com um único campo de batalha gigante,  com uma mecânica que ninguém entendeu bem ainda (já ouvi várias vezes  algo como “só chego lá e me enfio na bagunça”) e vários itens e  objetivos bônus, equipamentos, conquistas e atividades suficientes pra  que qualquer um gaste alguns bons dias por lá.
Eu andava bem curiosa pra saber tudo o que pode ser feito e explorado na ilha onde a gente foi forçado a ter as bases das nossas facções (mimimi Karabor era muito mais legal mimimi), e encontrei um guia completíssimo sobre no WoWHead. Logo, pensei em adaptar pra vocês, especialmente pra conseguir trazer esse conteúdo mais rápido em português.
Bora lá? Segue aqui um índice de  tudo que tem no guia, e se quiser ver algo especificamente, é só clicar  no título que você vai ser levado direto ao assunto: 
Objetivo
O principal objetivo dese campo de  batalha é que cada facção mate o líder da facção oposta. A líder da  Aliança que deve ser morto pela Horda é a Grã-marechal Tremulâmina, e o líder da Horda, que deve ser morto pela Aliança, é o Sumo Senhor da Guerra Volrath.  Ao derrotar o líder inimigo, os jogadores presentes recebem 50 honra,  250 dominação e 2.500 de reputação com a facção correspondente: Lança de Vol’jin para a Horda e Vanguarda de Wrynn para  a Aliança. Quando o campo de batalha é ganho por qualquer um dos lados,  há uma pausa de 5 minutos, e depois dela tudo simplesmente recomeça do  zero na Encruzilhada.
Antes de poder derrotar o líder da  facção inimiga, você deve ganhar várias ‘batalhas’ pelo caminho. Todas  elas tem um esquema parecido com as bandeiras do Olho da Tormenta, e é  importante ter uma visão do funcionamento geral do campo de batalha para  saber como prosseguir nele.
Início: Caminho da Glória
nício: Caminho da Glória
No mapa acima, veja que existe um  caminho bem definido ligando a base da Horda e da Aliança. Ele é  conhecido com o Caminho da Glória. Nele, existem 7 pontos principais,  marcados com pinos no mapa, e os dois finais são o da Horda (vermelho) e  Aliança (azul). O objetivo dos pontos finais é matar o líder da facção  inimiga, como explicado acima. O objetivo de todos os outros pontos é  capturar a ‘bandeira’ no estilo de Olho da Tormenta. Se seu time pegar  essa bandeira, o objetivo do campo de batalha é ‘empurrado’ em direção  ao time oposto em um ponto, como se fosse um passo dado em um cabo de  guerra. Existem outras vantagens e objetivos em cada ponto de interessa  marcado, que vão ser detalhadas abaixo:
Estágio 1: A Encruzilhada

No centro da batalha fica a  Encruzilhada. Essa é a área do reset do campo de batalha quando uma das  facções ganha, e também é o único estágio em que as facções lutam  ‘igualmente’. É a posição neutra de Ashran.
Estágio 2: Se imponha rápido!

Ao norte da Encruzilhada fica o Avanço de Volrath, e ao sul fica a Vanguarda de Tremulâmina. Essa é a primeira linha de defesa de cada facção, e nessa área o time que está na defesa recebe o buff Mantenha-se Firme!, que aumenta vida, dano e cura em 10%. O time atacante recebe o buff A Fortuna Favorece os Corajosos – Horda / A Fortuna Favorece os Corajosos –  Aliança, que aumenta o ganho de artefatos em 100% (A tooltip diz 25%,  mas foi buffado para 100% em um hotfix recente, que também removeu a  parte de ganho de honra).
 Dica importante: Sempre que entrar nessa área, você vai ter um objetivo bônus [Objetivo bônus: Matar sacerdotes da Lança de Guerra – Aliança / Objetivo bônus: Matar sacerdotes do Escudo Tonante – Horda] para matar sacerdotes da facção inimiga [Sacerdote do Escudo Tonante – Aliança/ Sacerdote da Lança de Guerra-  Horda]. Ao fazer isso, você ganha em média 75 de ouro, e seu progresso  no objetivo é salvo mesmo se você não matar todos os 5. Se você taguear  todos os sacerdotes assim que chegar lá, normalmente você vai receber 6  mortes, o que te dá 90 de ouro ~gratis~ cada vez que passar por ali.  (Pode ter sido modificado, informação a confirmar). 
Estágio 3: Defesa de Torres

As próximas torres ficam ainda mais próximas dos chefes de cada facção, e são um pouco mais difíceis de conquistar que as anteriores. A torre da Horda é a Torre Quedabrasa, e a da Aliança é o Mirante do Arquimago. Cada uma das torres tem um spawn raro (Rylai Desalento – Aliança / Jeron Quedabrasa – Horda), que ajuda na defesa da torre e faz parte de um objetivo bônus repetível (Objetivo bônus: Matar Jeron Quedabrasa – Aliança / Objetivo bônus: Matar Rylai Desalento – Horda), que dá em torno de 75 de ouro e 75 de reputação com sua facção. Esses monstros não estão vivos sempre. Além disso, o buff anterior, que antes dava 10% a mais de vida/dano/cura é melhorado para o Defender a Torre, que dá os mesmos buffs em 20%! O time que ataca continua recebendo o A Fortuna Favorece os Corajosos.
Estágio 4: Mantenham suas posições!

No hub de cada facção, onde o objetivo é defender o líder inimigo, também existem vários objetivos bônus não repetíveis por matar os ‘habitantes’ da cidade. Além disso, o buff da equipe de defesa Defender a Torre agora é o Defenda Sua Posição, dando bônus de 30% de vida, dano e cura. Mais uma vez, o time o atacante recebe o buff A Fortuna Favorece os Corajosos.
 Dica importante: Você  geralmente não vai receber nenhuma recompensa se pela morte do líder  inimigo se não estiver presente na hora da morte E no raio de ameaça  dele. Existem alguns bugs como exceção, mas a regra geral é: esteja  presente, ataque o chefe, e NÃO dê release se morrer! 
Morte de inimigos

E qual é a do contador de mortes de inimigos no alto da tela?
Nesse campo de batalha, cada lado tem  alguns Capitães – monstros elite de nível 100 com em torno de 800k de  vida – aguardando a chamada para a batalha, pra auxiliar no ataque ou  defesa. Seu time pode forçar o summon desses capitães com um Apito do Capitão, como será explicado aqui.  Os Capitães também entram na luta cada vez que seu time alcança o  requerimento de Mortes de Inimigos. Cada NPC inimigo conta como +1  Morte, e cada jogador conta como +5 Mortes. A quantidade de mortes  necessária para sumonar um Capitão varia de acordo com a distância que  seu time está na ofensiva ou na defesa. Normalmente um time na porta da  base inimiga precisa matar 1000 inimigos para sumonar um capitão,  enquanto o time oposto, na defesa de sua base, precisa matar apenas 50  inimigos para o summon.
Eventos Bônus e Rei Ogro Kor’lok
No total existem quatro eventos em Ashran, relativos à conquista Tempo de serviço. Cada objetivo dá 250 de Honra, 125 de Dominação, 500 de reputação com sua facção e uma chance de receber uma Caixa-forte Cinzamalho (teoricamente de acordo com sua contribuição no evento). Esses eventos  aparentemente acontecem a cada 1-3 horas, com anúncios por toda a zona  por 3 minutos antes de começarem. Eles podem ser repetidos quantas vezes  você quiser. Sempre que um evento estiver acontecendo, o ícone de  espadas cruzadas vai aparecer no mapa de Ashran. Além disso, tem o Rei  Ogro gigante, Kor’lok, que vai ajudar sua facção por todo o Caminho da  Glória, se você conseguir esse favor dele.
Completar os quatro eventos dá a conquista Tempo de serviço, e conseguir a ajuda do Rei Kor’lok dá a conquista Venha a nós o vosso reino (Aliança)/Venha a nós o vosso reino (Horda).
Evento: Coletar Minério Potencializado

No canto sudeste da ilha, o Evento: Coletar Minério Potencializado é  uma batalha no estilo Cristal de Silithus. Vários blocos de minério  energizado aparecem pela área, e pegar um desses blocos diminui sua  velocidade de movimento e previne o uso de itens/habilidades que  normalmente são banidas enquanto você carrega bandeiras em campos de  batalha, como planadores de goblins e botas nitro, através do buff Carregando Minério Potencializado. A facção que levar 10 blocos de minério para o carrinho da sua facção primeiro ganha o evento!
 Dica importante:  Não sabemos até quando, mas o efeito de pulo-nitro do Resíduo do Saltador Sulcador permite burlar a limitação de movimento de carregar o minério! 
Evento: Chamas Ôgricas

Na parte Nordeste do mapa fica o Aclive do Brutamontes. O Evento: Chamas Ôgricas lembra a mecânica de nodos do Olho da Tormenta: há 5 Fogos Ôgricos; quando o evento começa, esses fogos estão com uma cor fraca. Eles podem ser ‘capturados’ para sua facção se você ficar sobre eles, transformando cada fogo em azul ou vermelho. Ao ser capturado, o fogo vai te dar pontos que podem te levar à vitória em uma taxa de 1 ponto por segundo com 1 fogo, a 50 fogos por segundo com 5 fogos. A facção com 1500 pontos ganha o evento.
Evento: Espíritos Revividos

No canto Sudoeste fica o Cemitério Cinzamalho. O Evento: Espíritos Revividos, nesse lugar envolve caçar os Espírito Revivido com um botão extra de ação que aparece na sua tela no evento. Esse botão faz com que o fantasma seja capturado em mais ou menos 5 segundos depois de pressionado, e 10 fantasmas devem ser capturados para que uma facção ganhe o evento.
Evento: Corrida no Estádio
O último evento, Evento: Corrida no Estádio,  no canto noroeste do mapa, lembra a estratégia das Minas Estilhaço  Prateado. Cada facção recebe um Fenoceronte, que corre pela área do  evento em uma rota circular, um indo de encontro ao outro. Os  Fenocerontes começam andando devagar, mas tem sua velocidade aumentada  em 30% para cada membro da facção correspondente que estiver a 15 metros  ou menos de distância dele (dentro do círculo colorido, e mostrado em  um buff). Esse buff pode acumular até aumentar a velocidade do  Fenoceronte em 500%. A primeira facção a fazer seu Fenoceronte dar 3  voltas completas no circuito ganha a corrida!
Kor’lok, o Rei Ogro

A cada 1-2 horas, um evento especial é ativado para dar à sua facção a chance de fazer com que Kor'lok ajude  vocês em sua marcha pelo Caminho da Glória. Para conseguir a ajuda  dele, você primeiro deve derrotar o ogro que representa a facção oposta  no Trono deKor’lok.
O representante da Aliança é o Gaul Dun Firok, e o da Horda é Raz Muk'Mar.  Eles são elite e muito fortes, mas um grupo com tamanho razoável mata  eles com facilidade. Quando o Kor’lok se juntar ao seu grupo, o dano que  ele dá aumenta quanto mais tempo ele permanecer vivo. Além disso, matar  o representante da facção inimiga e fazer com que Kor’lok se junte a  seu grupo é o requisito da conquista Venha a nós o vosso reino (Aliança)/ Venha a nós o vosso reino (Horda).
Fragmentos de Artefatos
Além dos objetivos primários e secundários, o seu foco em Ashran (e a melhor forma de ganhar honra e reputação) é o farm de Fragmento de Artefato. Eles também são requerimento da diária de Apexis Batalha em Ashran (Horda) / A batalha de Ashran (Aliança).  Muita gente corre dessa diária, mas quando você descobre as maneiras  práticas e rápidas de conseguir os fragmentos ela fica ridiculamente  fácil!
Conseguindo Fragmentos
A forma mais simples de conseguir os Fragmento de Artefatoé matar os monstros pela ilha. Cada mob solável normalmente dá só 1-2 fragmentos como saque. Os elites  mais difíceis dão como saque de 5-20 fragmentos. Alguns monstros raros  (os objetivos da conquista Alvos valiosos)  dão até 150 fragmentos, e nunca menos de 75. Os fragmentos de todos os  monstros são saques de grupo, o que quer dizer que cada um pega os  fragmentos independente dos outros, então compensa MUITO farmar em  grupo!
Como um jogador solo, a maioria das áreas na ilha dão praticamente o mesmo resultado. Mas em grupo, os Destruidor Ogron são  uma ótima fonte de fragmentos. Eles são elite, e geralmente dão como  saque 5 fragmentos por morte, e tem um tempo de renascimento razoável.  Se você conseguir a façanha de montar um grupo maior, como uma raid, o Bordoeiro Cinzamalho e  outros monstros perto do Círculo da Conquista dão resultados melhores,  mas é bem mais complicado juntar tanta gente assim. E como dito antes, os monstros raros dão muitos fragmentos,  além de conquistas e outros benefícios – a maioria deles pode ser morto  tranquilamente por 3 a 4 pessoas, desde que tenha um tank ou pet que  sobreviva por uns 30 segundos.
Outro método para conseguir fragmentos é sair em busca de vários objetos e baús que podem ser destruidos pela ilha. Esses objetos geralmente tem entre 5 e 100 fragmentos, sendo uma média  de 50 – os objetos mais raros tem mais fragmentos, e os comuns tem  menos. Esse método pode ser mais seguro por um lado, especialmente pra  classes que tem alguma habilidade de invisibilidade, mas por outro lado  você pode passar horas andando pela ilha e não conseguir quase nada.  Você pode ver uma lista desses objetos Fragmento de Artefato.  Aparentemente, os tocos ocos e as algibeiras dão mais fragmentos com  uma frequência maior, enquanto os ovos de goren dão em média 1 ou 2 só.
Por último, os fragmentos podem ser saqueados de jogadores inimigos mortos. Quando um jogador morre (inclusive você, fica o aviso), eles perdem  metade dos fragmentos deles se derem release ou tiverem sua insígnia  saqueada (você fica ~Saqueável~).  Quando a insígnia de um jogador é saqueada, metade de seus fragmentos  são dados para o grupo de jogadores que saqueou ele, e divididos  igualmente entre todos os jogadores que estejam ao alcance dentro do  grupo. Se o jogador morto dá release antes de ser saqueado,  seus  fragmentos são automaticamente divididos entre todos os jogadores que  estejam em alcance, independente de grupo. Isso significa que você pode ganhar fragmentos simplesmente por estar em um grupo e receber parte do loot de outros jogadores, desde que o método de saque não estiver Cada um por Si.
Gastando Fragmentos
Pode ser um saco ver os Fragmento de Artefato se acumulando na sua bag, mas eles não precisam ficar por lá: tem várias, várias formas legais de gastar eles! Existem vários itens compráveis com fragmentos, e além disso, eles podem ser usados pra ajudar seu grupo na batalha de Ashran de várias formas. Pra começar: você vai receber 5 pontos de reputação com sua facção e 3  pontos de honra por fragmento que você gastar, não importa como você  gaste. A maior exceção a isso é na compra de itens.
De longe, a mecânica mais importante envolvendo os fragmentos é o Guardião da sua facção: Fangraal (A) ou Kronus (H). Eles são tanques elite enormes, que vão ajudar seu grupo a avançar  rumo às torres inimigas. Na maior parte das vezes as batalhas são  decididas baseadas em qual facção está com o Guardião ativo, ou, a morte  do Guardião pode virar o jogo completamente. Os Guardiões precisam de  1000 fragmentos para serem sumonados. A Aliança pode sumonar o Fangraal conversando com a Anenga. Na Horda, os jogadores devem falar com o Atomik, para sumonar o Kronus.
Fangraal tem duas habilidades principais: Alma da Floresta,  que é uma aura passiva de uns 20 metros em torno dele, que sumona  arvorosos dos corpos dos jogaodres mortos em torno dele, e uma  habilidade estilo void-zone que marca o chão com círculos verdes. Se  você ficar no círculo verde mais que alguns segundos, você vai ser  enraizado e receber uns 200k de dano em 8 segundos. Kronus também  tem duas habilidades principais: uma é parecida com a void zone do  Fangral, mas ao invés de enraizar ele joga os personagens no ar dando  100 a 150k de dano. Além disso, o dano que ele recebe é diminuido de  acordo com o tempo que ele fica vivo: quanto mais tempo, menos dano ele  recebe.
 Dica importante: Matar o Guardião inimigo te recompensa com 75 de honra, uma chance de receber uma Caixa-forte Cinzamalho Amassada,  e provavelmente reputação com sua facção. Se isso te interessa, garanta  que seu personagem esteja na lista de ameaças do Guardião antes dele  morrer, e não dê release se você morrer! 
As próximas mecânicas em importância para contribuir com a vitória do seu time são os patrulheiros Cavalga-raptor da Lança de Guerra (Horda) e Cavaleiro Escudo Tonante (Aliança) ou sumonar um Capitão usando o Apito do Capitão.  Os Patrulheiros vão basicamente aparecer e andar lentamente nas várias  estradas de Ashran. Eles geralmente são difíceis de matar solo, e podem  te ajudar a segurar determinada área até a chegada de reforços. Os  Capitães, por outro lado, andam por todo o Caminho da Glória te ajudando  em batalha, e podem ser bem mais úteis em caso de ataque forte. O  Apito do Capitão pode ser conseguido por uma missão repetível que custa 100 fragmentos, entregue por Comandante Anne Valória (A)/General Ushet Lobo Altivo (H).
Normalmente, a melhor opção é sumonar um Capitão primeiro,  por dois motivos: um é que ele custa só 100 fragmentos, enquanto os  patrulheiros custam 600. O outro motivo é que depois que você usa um Apito do Capitão,  você não pode usar outro em uma hora – mas por outro lado, se você  quiser farmar reputação, isso pode não ser uma boa ideia. Para conseguir  o Apito do Capitão, você precisa completar a missão O apito do capitão (Aliança) / [Captian's Whistle] (Horda).  Essa missão não segue a mesma regra de 5:1 reputação e 3:1 de honra  ganhos em gastos de fragmentos, mas sim, dá como recompensa 100 de honra  e zero de reputação. Então se você pretende ficar exaltado rápido, pode evitar isso. 
As duas outras formas de gastar seus fragmentos são os Portais de Mago, abertos por Aicilam (Aliança)/ Fura (Horda) e os Portais de Bruxo, abertos por Marketa (Aliança) / Nisstyr (Horda).  Essas duas opções não compensam quase nada comparadas às outras. Os  Portais de Mago te permitem pegar um portal de uma área próxima à  Encruzilhada de volta para a base da sua facção; infelizmente, é um  portal só de ida, e a facção inimiga pode matar um guarda perto do  portal pra fechar ele. Normalmente, todo mundo esquece que os portais  existem :(
Os Portais de Bruxo conectam e  teleportam instantaneamente da área do Anfiteatro (no alto, à esquerda  do mapa) à área da Pedreira Candente (embaixo, à direita). O maior  problema aqui é que na maioria das vezes o tempo que você leva indo ao  portal é o mesmo que você levaria para chegar onde quer ir. Entre os  dois, o Portal de Mago compensa mais. Cada um custa 400 fragmentos, o que é bem caro se compararmos com as outras opções. No fim das contas, o que compensa mais é guardar pra sumonar novamente o Guardião quando ele morrer, ou fazer estoque de Apito do Capitão (você pode ter até 5 na sua bag).
Além disso, caso todas as formas citadas  de troca de fragmentos não puderem ser usadas na hora e você quiser  muito entregar eles (por segurança, quando for sair do jogo, pra farmar  honra ou não deixar que ninguém pegue eles) você simplesmente pode falar com qualquer um dos PNJs e pedir pra eles ficarem com todos os seus fragmentos! Os fragmentos que você entregar assim não ficam guardados como em um  banco, eles são de fato gastos, mas você vai conseguir a reputação/honra  com eles da mesma forma. Claro que também existem itens compráveis com fragmentos, mas comprar eles não dá honra nem reputação.
Uma observação final: a missão Batalha em Ashran não requer de fato ou consome os fragmentos; como o Teste de Bravura da capa lendária, pra completar a missão você só precisa ~conseguir~ os 100 fragmentos,  gastar eles como quiser e entregar a missão quando voltar pra sua  guarnição. Geralmente matar 2 a 3 monstros raros ou saquear 1 ou 2  conteineres completa os 100 da missão!
Objetivos Bônus
Em cada um dos quatro cantos do mapa tem  um objetivo bônus repetível. Também existem 2 objetivos bônus não  repetíveis na base inimiga. Esses objetivos são PvE, e dão como  recompensa uma quantidade pequena de honra e ouro. Além disso, você  ganha aproximadamente 50 Fragmento de Artefato completando os 4 objetivos sem morrer, o que na troca, corresponde a 150 de honra e 250 de reputação com a sua facção.
Os objetivos bônus são: (passe o mouse nos links para ver o que deve ser feito em cada um deles) 
 Dica importante: Independente  dos objetivos acima listarem como recompensa 500 de honra e 31 de ouro,  eles provavelmente foram nerfados sem aviso em 2/3 em um hotfix recente  feito em reinício de servidores. 
Itens
Uma das características de Ashran é a grande quantidade de itens disponíveis. Eles estão em maior número que na Ilha Perene, e incluem itens com utilidade local e livros específicos pra classes que ou melhoram habilidades existentes ou dão habilidades novas pra  quem os consegue por uma hora! Essa sessão está dividida pela forma como  os itens podem ser conseguidos: Itens de saque pela ilha, itens de missões, itens compráveis e, por último, livros de classes.
Itens de Saque
Os itens abaixo podem ser saqueados do chão, de baús raros e vários outros objetos destruíveis por Ashran.  
- Flor da Canção: aumenta em 15% todos os status por 1 hora, e persiste à morte. Você pode conseguir facilmente vários da Flor da Canção, que fica na “Floresta Negra”, a leste do mapa.
 - Tubérculo de Raiz-estrela: Dá uma pequena cura e mitiga 40% do dano por 10 segundos, com um tempo de recarga de 90 segundos. É conseguido ao interagir com os objetos/tubérculos perto das coordenadas 55,60.
 - Os itens a seguir são saqueados de Fragmento de Artefato e monstros raros: 
- Pergaminho da Velocidade: Aumento de velocidade em área.
 - Pergaminho de Proteção: Mitigação de 60% de dano em área.
 - Pergaminho de Invisibilidade em Massa: Invisibilidade em área. Não funciona em combate.
 - Pergaminho de Portal da Cidade: Te teleporta de volta para o forte da sua facção.
 - Varinha de Escudo de Raios: Coloca um pulso de dano em área BEM forte em um aliado. Pode ser usado no líder ou no guardião da sua facção.
 - Varinha da Neutralização: Um super-dispell em massa. Você escolhe onde quer colocar ela no chão, e o efeito é em uma área de aprox. 10 metros.
 - Varinha de Roubar Mana: Consome e cura mana. Tem ótimo uso em lutas entre curadores.
 - Varinha do Aprisionamento Arcano: Prende os inimigos em um raio de 15 metros do local marcado no chão. Se for combinado com o Pintador de Alvo N.U.C.L.E.A.R. ou a Varinha de Escudo de Raios os efeitos serão devastadores :3
 - Pergaminho de Reabastecimento: Restaura 30% de mana de todos os aliados próximos.
 - Varinha da Morte: Mata todos os PNJs de nível 100 próximos. Bem útil contra os patrulheiros e campeões da facção oposta.
 
 - Os itens seguintes só podem ser conseguidos dos baús da facção inimiga – Baú de Recompensa da Aliança (Aliança)/ Baú de Recompensa da Horda (Horda). Eles são abertos com as chaves Chave do Baú de Suprimentos da Aliança /Chave do Baú de Suprimentos da Horda,  conseguidas ao saquear o corpo de jogadores inimigos. Aparentemente,  todos eles tem um tempo de lançamento enorme, em torno de 10 segundos, e  não foi confirmado se dividem tempo de recarga. 
- Ovo de Serpe Gélida: Sumona uma Serpe Gélida que percorre o Caminho da Glória e congela todos os inimigos acertados por 8 segundos, além de dar uns 100k de dano.
 - Chifre Perdido do Rosarães: Sumona o Kroshik e várias outras feras lendárias domadas por Rosarães, que correm pelo Caminho da Glória, jogando todos os inimigos pro alto e dando em torno de 100k de dano em cada um.
 - Pergaminho de Invocação de Yu'lon, a Serpente de Jade: Sumona Yu'lon, que vai percorrer o Caminho da Glória curando e dispelando todos os aliados pelo caminho dela.
 
 
Itens de Missões
Existem dois itens de missão. Eles são  bem chatos pra serem farmados, especialmente porque existem itens  parecidos na Casa de Leilões se você realmente quiser usar eles, mas são  uma boa recompensa pra quem se dá ao trabalho:   
- Poção Clássica de Ação Desimpedida: É uma poção que dá 15 segundos de imunidade a CCs. Recompensa das missões [Vintage Free Action Potion] / [Vintage Free Action Potion]. Precisa de uma Pérola Cinzamalho para ser completada, e é encontrada no Marisco Cinzamalho, que fica ao norte do Aclive do Brutamontes.
 - Poção Fantasma: É uma poção que dá 25 segundos de invisibilidade, mais 30% de aumento de velocidade, e funciona até em quem estiver com montaria. Recompensa da missão [Phantom Potion] /[Phantom Potion] Precisa de Trufa Fantasma para ser completada, e ela aparece em várias partes do mapa, sendo a melhor delas a área ao norte de Pedreira Candente.
 
Itens Compráveis
Vários itens precisam de Fragmento de Artefato para serem comprados, mas alguns podem ser comprados com ouro. A maioria também é para uso único.   
- Tabardo da Lança de Vol'jin (Tabardo da Vanguarda de Wrynn): Tabardos de sua facção. Comprado por ouro, requer Exaltado.
 - Sinalizador de Emergência (Sinalizador de Emergência): Quando usado, coloca um X gigante no mapa para todos os jogadores de sua facção com um grito no chat por toda a zona. Comprado por ouro, consumido no uso.
 - Máquina Voadora Portátil Descartável (Máquina Voadora Portátil Descartável): Troca seus artefatos sem que você tenha que voltar pessoalmente à base. Comprado por ouro, consumido no uso.
 - Swift Riding Crop (Rebenque Veloz): Montaria instantânea! Comprado por ouro, consumido no uso. Requer Honrado, e não pode montar em movimento.
 - Óculos de Raios X Frágil (Óculos de Raios X Frágil): Mostra ícones de bolsas marrons/vermelhas sobre a cabeça dos seus inimigos. Marrom = poucos fragmentos, vermelho=muitos fragmentos. Comprado por fragmentos, consumido no uso, requer Honrado, e muito útil pra bater carteira de Ladinos.
 - Raio Abotocador Preservado: Desmonta inimigos.Comprado por fragmentos, consumido no uso.
 - Alarmobô de Proximidade 2000: Expõe inimigos escondidos e os impede de usar furtividade de novo no seu raio. Comprado com fragmentos, não é consumido, mas tem um raio muito pequeno e mal marcado.
 - Granada Gigante do Gasganete (Bomba Cabum Bombante do Bizmo): Dano + enraizamento com uma bomba em área. Comprado com fragmentos, consumido no uso.
 - Estandarte de Batalha da Lança de Vol'jin (Estandarte de Batalha da Vanguarda de Wrynn): Estandarte de batalha que dá versatilidade (o status) em área. Comprado com fragmentos, não é consumido, requer Respeitado.
 - Caixa de Música de Kowalski: Diminui o raio de aggro de monstros. Comprado com fragmentos, não é consumido e provavelmente está bugado/não funciona.
 - Gravador de LeBlanc (Gravador de LeBlanc): Faz com que todos os monstros em 60 metros de distância ataquem o seu alvo no momento. Comprado com fragmentos, não é consumido, requer Reverenciado.
 
Livros de habilidades de classe
Existem de 1 a 2 livros de habilidade  para cada classe em Ashran. Esses livros ou modificam uma de suas  habilidades, ou te dão uma habilidade nova. As habilidades podem ser  usadas apenas em Ashran, duram por uma hora, mas persistem à morte. A  forma mais fácil de conseguir os livros é matar monstros raros em  Ashran, porque aparentemente eles tem uma taxa de drop alta (o de Ladino  tem 100% para os 2 livros). Geralmente as habilidades fazem valer a  pena o farm dos livros!

Signo do Simulacro Negro permite que o Cavaleiro da Morte use o Simulacro Negro por 30 segundos depois de pegar o livro. Essa habilidade roubada pode ser usada livremente.
 Dica importante: Se você for Aliança, você pode roubar a habilidade do Jeron Quedabrasa e começar a soltar ataques instantâneos de 100k, matando loucamente qualquer um no seu caminho por 30 segundos.
Livro do Renascimento permite um ress instantâneo em batalha com tempo de recarga curto.
Livro da Forma Voadora permite vôo em Ashran.
Livro da Forma Voadora permite vôo em Ashran.
Guia: Desvencilhar diminui pela metade o tempo de recarga de Desvencilhar.
[Guide: Rogue Tracking] permite que o caçador veja os Ladinos no seu minimapa.
[Guide: Rogue Tracking] permite que o caçador veja os Ladinos no seu minimapa.
Tomo de Lampejo diminui pela metade o tempo de recarga do Lampejo.
Pergaminho de Toque da Morte aumenta o alcance de Toque da Morte a 20% contra jogadores, e permite que você mate com 1 golpe QUALQUER NPC NÍVEL 100.
 Dica importante: Os  chefes geralmente são nível 102, mas alguns elites são nível 100. E,  principalmente, os Campeões inimigos são nível 100, o que quer dizer que  você pode matar os Campeões instantaneamente. Você também consegue  fazer com muita facilidade a conquista A queda de Van Roque. 
Incunábulo do Carcereiro ensina uma nova habilidade ao Paladino: Julgamento do Carcereiro.  Ela tonteia um alvo inimigo por 6 segundos. Se o alvo não estiver com  berloque contra o tonteio, nem imune, o alvo é teleportado para a cadeia  depois. Sua cadeia é dentro da sua base, no edifício principal.
 Dica importante: Sem confirmação para a Aliança, mas os personagens da Horda são enviados para o mesmo lugar da conquista Operação Resgate, a salvo de qualquer perigo. Você pode matar o guarda 3 vezes e libertar os 3 prisioneiros tranquilamente. Além disso, tem um Pergaminho de Portal da Cidade no  chão logo onde você chega ao ser teleportado, que você pode usar para  escapar a salvo quando terminar. O incunábulo é o jeito mais fácil de  ajudar amigos da facção oposta a conseguir essa conquista.
Códice da Ascensão ensina ao sacerdote a habilidade Ascensão, que permite que eles voem por 20s a cada 1.5 minuto.
Manual: Bater Carteira permite que o Bater Carteira do ladino possa ser usado em jogadores inimigos com um tempo de recarga de 10 segundos, roubando 5 Fragmento de Artefato no processo.*
Livreto: Preparação reseta a Preparação do jogador sempre que o ladino conseguir um Killing Blow.
Livreto: Preparação reseta a Preparação do jogador sempre que o ladino conseguir um Killing Blow.
 Dica importante: Se  o alvo tiver menos de 5 fragmentos, o bater carteira não vai roubar  nada. Além disso, se você estiver atrás das linhas inimigas e tiver o  buff A Fortuna Favorece os Corajosos,  você vai conseguir 10 fragmentos por bater carteira (o jogador inimigo  perde apenas 5). Como cada fragmento vale 5 de reputação e você pode  farmar facilmente 10 por cooldown com o Óculos de Raios X Frágil ativo, você pode ganhar mais de 10k de reputação por hora (e 6k honra/hora!) farmando eles na base do inimigo. 
Tabuleta de Lobo Fantasma transforma o Lobo Fantasma do xamã em uma montaria épica de cast instantâneo em combate, e te dá 5 segundos de invisibilidade.
Grimório de Conversão de Demônios permite que você escravize qualquer monstro de nível 100 ou menor em Ashran.
Manual de Reflexão de Feitiço faz com que o seu Reflexão de Feitiço dure por 5 segundos, refletindo e duplicando o dano das reflexões em toda a sua duração. Não funciona com o Reflexão de Feitiço em Massa.
Buffs/Guardiões
Ashran tem alguns buffs de 20 a 60 minutos de duração, que podem ser usados para dar viradas nas batalhas de PvP. A Flor da Canção e o Tubérculo de Raiz-estrela já foram descritos na seção de itens, mas existe um buff mais forte em cada um dos quatro cantos do mapa, além do raríssimo Artefato Antigo.
Pedreira Candente
Na Pedreira Candente, incluindo dentro da caverna, você encontra vários Saltador Sulcador mortos. Quando você clica com o botão direito neles, esses mobs te dão o buff Resíduo do Saltador Sulcador por 20 minutos. Aparentemente esse buff faz ativar Pernas Saltantes quando o jogador pula, com 100% de chance, aparentemente com um tempo de recarga interno de 10 segundos. O buff Pernas Saltantes dura  por 5 segundos e tem 3 cargas. A velocidade de movimento enquanto pula é  algo em torno de 250% do normal, e dar os 3 pulos te levam em torno de  40 metros à frente. A altura do pulo também é suficiente pra te jogar  acima das paredes do forte inimigo ou para o alto da fortaleza deles.
Os Saltador Sulcador nem sempre estão lá, mas são relativamente comuns. O tempo de recarga deles é em torno de 20 a 30 minutos.
Aclive do Brutamontes
Dentro de algumas gaiolas no Aclive do Brutamontes fica um NPC chamado Moldapedra Gor'vosh Prisioneiro. Esses NPCs aparecem mais ou menos no mesmo número e frequência que os Saltador Sulcadors. Abrir a gaiola te dá o buff Escudo de Pedregulho,  que dura 20 segundos. A cada 5 segundos que você estiver fora de  combate, você ganha aproximadamente 20k de HP em forma de escudo de  absorção de dano. Esse escudo acumula até aproximadamente 110% da sua  vida!
Cemitério Cinzamalho
Ao contrário dos outros cantos, não  existe um buff a ser conseguido no Cemitério Cinzamalho. Ao invés disso,  você pode encontrar um Soldado Enroscado em Teias. Libertar ele faz com que um sacerdote (Sacerdote da Vanguarda Resgatado / Sacerdote da Vanguarda Resgatado),  apareça pra você, fique te seguindo e ajudando em dano e cura. Esse mob  faz o papel de um guardião, o que quer dizer que se você tiver sorte de  encontrar vários soldados presos você conseguirá vários seguidores. O  mob guardião dura por 30 minutos ou até ser morto.
Anfiteatro da Aniquilação
Dentro da área do Anfiteatro você normalmente encontra um Visgo Escorregadio correndo.  Ele anda em uma velocidade parecida com a da bota nitro, e vive mudando  de direção. Se você conseguir clicar em um passando perto de você, você  consegue o buff Visgo Escorregadio.  O mob dá uma volta que leva em torno de 10 a 15 segundos pra completar,  então se você não estiver afim de ficar correndo atrás dele, você pode  simplesmente parar e esperar ele passar por perto de novo.
O buff dura 20 minutos. A cada 10  segundos, mais ou menos, você vai ganhar uma rajada de nitro por 2 a 3  segundos, e acontece inclusive se você estiver em montaria. Se combinado  com o buff Resíduo do Saltador Sulcador você fica praticamente inalcançável. O tempo de renascimento dos visgos é parecido com o dos outros buffs: 20 a 30 minutos.
 Dica importante: Se  você bindar ‘Interagir com Alvo’ em qualquer tecla no seu menu de  keybinding, você pode ficar spamando essa tecla várias vezes enquanto  passa perto do visgo pra conseguir o buff com facilidade.
Artefatos Antigos
De vez em quando, você vai topar com um buff bem maior e mais raro, o Artefato Antigo.  Ele é, tranquilamente, o buff mais poderoso em Ashran. Ele triplica sua  vida e dobra seu dano/cura. Conseguir ele depende, basicamente, de  sorte: ele aparece em alguns lugares, mas não dá pra dizer com certeza  que são pontos fixos de spawn. Quando você está perto dele, um ícone aparece no seu mini-mapa. O melhor dele é que ele não te dá nenhuma ‘penalidade': você ainda pode  ficar invisível, usar boosts de velocidade, gliders, e tudo mais que  for permitido na zona. Se você encontrar um, é super recomendado que  combine ele com um dos buffs mencionados acima (especialmente o Escudo de Pedregulho) e seu livro de classe.
Quando um Artefato é saqueado, é emitido  um aviso por toda a zona contando quem (e qual facção) o encontrou. Um  artefato ‘novo’ dura por 30 minutos, e se você for morto enquanto está  com o buff o artefato cai no chão onde você morreu, e qualquer um em  volta (da mesma facção ou inimigo) pode pegar ele. Quando outro jogador  pega o artefato, ele tem a duração restante que tinha quando o jogador  anterior morreu. Você não pode renovar a duração do Artefato repassando  ele. Se você sair de Ashran como ele, o artefato fica no chão quando  você sai. Depois de um tempo no chão sem ser resgatado, ele vai retornar  pra um dos pontos de respawn originais. Você pode repassar ele pra  aliados próximos se quiser, o que pode ajudar a empurrar a linha central  do BG ao dar o artefato pro Tank que estiver segurando o Guardião ou  Líder de Facção inimigo.
 Dica importante: Existem  relatos de Artefatos Antigos pegos com uma diferença de 10 segundos.  Não há confirmação se foi porque uma pessoa pegou e repassou pra outra  na hora, ou se realmente é possível existir mais de um ao mesmo tempo.  
Cemitério do Mercado
O Cemitério do Mercado é uma área  pequena, logo a oeste da Encruzilhada. A cada 15 minutos esse cemitério  reseta e fica neutro, seguindo uma mecânica similar à bandeira de Olho  da Tormenta. Quando uma facção tomar o cemitério (que leva em torno de 1  a 2 minutos parado na bandeira), a facção vai controlar o cemitério  pelos próximos 15 minutos. O cemitério simplesmente dá à facção que o  controla um ponto de retorno mais próximo pra quando os jogadores  morrem.
Conquistas
Ashran tem 13 conquistas exclusivas.  Várias delas podem ser conseguidas por simplesmente jogar por lá, mas  várias outras precisam de um esforço específico pra fazer. Veja o passo a  passo pra cada uma aqui:
Herói dos Lança de Guerra/Herói do Escudo Tonante
Basta chegar em Exaltado com a sua facção. Isso também vai dar a conquista Lança de Vol'jin/Vanguarda de Wrynn e  o título associado a ela. Além disso, se você não tiver nenhuma outra  reputação exaltada em Draenor, você também recebe a conquista Amigos Selvagens
Algumas dicas pra conseguir o farm mais rápido:  
- Em alguns reinos, você pode matar o líder inimigo várias vezes durante a noite. Isso dá muita reputação (~20k/hora) e pode valer o sono perdido, se você realmente se importar!
 - Entregar os Fragmento de Artefato dá bastante reputação. Tente não morrer (pra não perder seus artefatos). Mate os monstros raros quando eles aparecerem, pra receber em torno de 100 fragmentos por morte.
 - Completar os eventos bônus dá 500 de reputação por evento. Faça eles sempre que estiverem up!
 - Torça para receber os tokens de raça. Trocar cada um deles dá 2.500 de reputação!
 - Os ladinos podem simplesmente farmar reputação com batendo carteira para receber Manual do Gatuno e trocar por fragmentos até chegar em Exaltado, levando de 4-5 horas pra isso.
 
Dividir e conquistar
Essa é, com certeza, uma conquista que  não é conseguida ‘por acidente’ a não ser que você jogue só em Ashran 24  horas por dia, e provavelmente ela só vai chegar perto do fim da  expansão. Inclusive, as chances dela serem nerfadas pra 1000-2000 são  bem grandes. Hoje, a maneira mais fácil de conseguir essa conquista é  ficar do lado de fora do Caminho da Glória e receber o crédito das  Mortes Honrosas dos membros do seu grupo lutando na estrada. Isso é mais  fácil quando seu time está defendendo, porque o líder da sua facção vai  ajudar a conseguir um monte de mortes honrosas. Mesmo fazendo só isso,  provavelmente essa conquista vai levar em torno de 20 a 30 horas de farm  para ser completada.
 Dica importante:   Confira no topo da sua tela se você está, de fato, no Caminho da  Glória. Se você puder ver as estatísticas do campo de batalha no alto  (Inimigos mortos, etc) você está no Caminho da Glória. Assim que você  sair disso – um passo, que seja – você já pode farmar essa conquista,  não importa onde as mortes aconteçam – ou seja, VOCÊ deve estar fora do  caminho, e não deve necessariamente matar só fora dele. 
O grande roubo, 3º grau
As 3 conquistas (1º, 2º e 3º graus) requerem que você saqueie fragmentos de jogadores inimigos. Como foi dito na sessão de fragmentos,  você pode pegar ela sem muita dificuldade ao participar de raides que  saqueiem os corpos dos inimigos. Atenção: pra conquista os fragmentos  devem vir de corpos de jogadores, o que exclui todos os monstros,  objetos e bater carteira.
 Dica importante: Apesar  de pegar os fragmentos em raid ser o método mais consistente, você só  vai receber a conquista depois de 2 a 3k de mortes honrosas em Ashran.  Você pode acelerar o processo pegando buffs e livros, e claro, caçando pessoas solo com o Óculos de Raios X Frágil.  Você pode conseguir até 30-50 fragmentos por morte dessa forma, mas  requer um esforço muito maior no farm. Ou, você pode simplesmente não  fazer nada específico pra essa conquista se estiver farmando a Dividir e conquistar, e eventualmente vai receber ela. 
Operação Resgate
A mecânica da Operação Resgate é  simples: a facção oposta tem 3 prisioneiros de seu exército na base  deles. Na base da Horda, aparentemente eles ficam do lado de fora (ou  dentro do prédio secundário). Na base da Aliança, eles ficam no porão do  Forte. A melhor forma de conseguir essa conquista é em grupo, depois de  matar o líder da facção inimiga. Basta matar o Guarda da Prisão (Horda) / Guarda da Prisão (Aliança) e saquear a Chave da Prisão de Escudo Tonante (Horda) / Chave da Prisão de Lança de Guerra (Aliança). Cada membro do grupo pode liberar um dos prisioneiros, e todos pegam a conquista.
 Dica importante:  Como postado na página da conquista (Operação Resgate),  ela pode ser completada por apenas um jogador da Horda que tiver  habilidade pra ficar invisível. Não há confirmação se os jogadores da  Aliança também conseguem.  
Operação de contra-ataque
Versão da Horda: Operação de contra-ataque.  Para essa conquista, seu time deve matar o Guardião inimigo em até 8  minutos depois dele aparecer. A forma mais fácil de fazer isso é  basicamente ficar na base inimiga até ele nascer, e todo mundo focar só  nele até matar, ao invés de continuar com o objetivo do Campo de  Batalha.
 Dica importante: Essa  conquista realmente não é grindável. Ela tem muita relação com a AI dos  Guardiões (e quando ela se reseta), e com quantos curadores o time  inimigo tem.  
Venha a nós o vosso reino
Basta estar presente no Trono de Kor'lok quando ele se juntar à sua facção pra receber essa conquista. Já explicamos como fazer isso aqui.
Só pra mim
Fácil, fácil: aprenda qualquer um dos livros épicos (ou acima) de classes de Ashran, que já detalhamos aqui no guia. (Parece bugado pra Sacerdotes atualmente)
Caçador de recompensas
Versão da Aliança: Caçador de recompensas.  Pra conseguir essa conquista, você precisa saquear todos os itens raros  vindos de jogadores inimigos. Aparentemente existe uma chance de 1 a 5%  desses itens caírem de um jogador quando eles morrem, e o corpo deles  deve ser saqueado! Ao estar em um grupo/raide grande com vários  jogadores matando e saqueando inimigos, você tem chance de participar no  roll (e claro, de ganhar) todos os tokens necessários pra conquista.  Esses tokens dão uma Caixa-forte Cinzamalho Amassada /Caixa-forte Cinzamalho Amassada  e 2.500 de reputação com a sua facção quando trocados.
 Dica importante: Os  tokens das raças mais comuns (Humanos e Elfos Noturnos pra Horda, Troll  e Elfos Sangrentos pra Aliança), e aparentemente os de Pandaren são bem  complicados de conseguir. Se ficar faltando algum específico, saia do  grupo e vá matar inimigos PvE das raças certas, o que vai garantir que o  token pra você quando ele cair! 
A queda de Van Roque
Para completar essa conquista, jogadores da Aliança devem matar o capitão Elias Van Roque, da Horda, antes que ele use Bloco de Gelo. A forma mais prática de fazer isso, é lógico, envolve a Varinha da Morte, ou um Monge usando o Toque da Mortecom um Pergaminho de Toque da Morte ativo.
 Dica importante: Como  o Van Roque é um capitão da Horda, não tem como ninguém da Horda pegar  essa conquista. A suspeita é que a Horda precisa fazer o mesmo processo  com um dos capitães da Aliança, mas nada foi confirmado. Se quiser  acompanhar a discussão da conquista, é só clicar aqui: A queda de Van Roque. 
Tempo de serviço
Essa conquista requer simplesmente que você complete os 4 eventos bônus que a gente explicou aqui. Ao que tudo indica ela está bugada, pois o Sepulcrário Cinzamalho não está contando pra conquista se você o completa.
Alvos valiosos
A conquista Alvos valiosos requer que você mate todos os 9 mobs raros não ligados a PvP de Ashran.  Você pode ver os detalhes de cada mob clicando no link do nome da  conquista aqui.
 Dica importante: A  maioria desses mobs é tranquilamente ~matável~ com 3 ou 4 jogadores, ou  qualquer combinação de tank+curador. Além disso, a vida de alguns  desses NPCs, como o Panthora não  tem a vida resetada se os jogadores morrerem enquanto tentam matar ele,  então é possível morrer e voltar pra matar ele. Não são todos assim,  por exemplo, o Casa de Tijolo reseta quando a luta acaba. Os raros que ficam no Círculo da Conquista (como o Inferno Antigo) provavelmente demandarão um grupo maior, por estarem em uma área mais complicada e rodeados de monstros mais fortes. 
Bigodar Geral
Aliança: Bigodar Geral Essa conquista requer a morte de todos os Capitães da facção oposta. Como a gente falou antes, a Varinha da Morteé  sua melhor opção pra matar os capitães de uma só vez. Provavelmente o  jeito mais fácil de farmar essa conquista é pegar a varinha, empurrar o  time adversário todo de volta pra base dele (onde o respawn dos capitães  é mais rápido) e então usar a  Varinha da Morte.
 Dica importante:   Essa conquista é uma das que é feita ‘sem querer’ se você faz muito  esse campo de batalha. Você nem precisa estar na tabela de alvos do  Capitão pra receber o crédito pela morte dele! 
Vitória de Ashran
Aparentemente essa conquista está  bugada. Segundo a tooltip, bastaria matar o capitão da facção oposta,  mas nem controlando todas as bases ela conta. Aqui, o negócio é aguardar  e acompanhar até tudo ser consertado.
Pra terminar, queria deixar registrado que VOCÊ ME ENGANOU, BLIZZARD. A ideia de Ashran, ou o que foi dito várias vezes, era  que seria uma zona aberta, sem filas, e todo mundo que estivesse por lá  participaria da batalha em campo aberto, com livre acesso a todos os  objetivos, e cross-realm com reinos da mesma região pra  balancear facções. O que vemos hoje? Um campo de batalha com duração de  10 minutos, com fila e grupos formados em battlegroup, exatamente como  todos os outros campos de batalha random, onde ninguém se importa em fazer quase nada dos bônus, só em matar o capitão. Ou seja: eu, mesmo sem fazer PvP, estava super empolgada pra explorar o  cenário e tudo o que ele pode oferecer, e disposta a dar honra free  pros amiguinhos – mas não animo MESMO ficar na fila pra isso.

 
 









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