Fernando de Noronha
 Como é uma reserva natural, a ilha de Fernando de Noronha, em  Pernambuco, é um retiro para o corpo e a mente. Nos passeios, a água  cristalina permite convida para mergulhos e banhos de mar, e, além das  paisagens paradisíacas, dá para conhecer um pouco da história local em  museus e igrejas.
Amazonas
Mesmo com desfile de escolas de samba no sambódromo, é possível fugir da  folia em Manaus ou em outras cidades do estado. “O Amazonas tem uma  festa grande em junho, o festival de Parintins. Isso quer dizer que no  carnaval essa é uma região mais tranquila”, afirma Luiza. Os passeios de  ecoturismo são a melhor pedida, seja no entorno da capital, seja em  cidades mais distantes, como São Gabriel da Cachoeira, onde fica o Pico  da Neblina, destino para turistas mais radicais.
Belo Horizonte
Belo Horizonte (MG), voltou a ter carnavais de rua recentemente. Mas  como o movimento ainda é pequeno, não atrapalha quem busca tranquilidade  e lugares mais vazios”, diz a jornalista. Os cinco dias de folga são  mais que suficientes para conhecer o local e ainda passar um dia no  Museu do Inhotim, em Brumadinho (região metropolitana), ou ver as grutas  próximas, como a do Maquiné ou do Rei do Mato.
Jalapão
 O único deserto do Brasil fica no Parque do Jalapão, no Tocantins, e é  garantia de muita aventura. Em contato intenso com a natureza e pouca  estrutura turística, o lugar é indicado para viajantes mais radicais. O  aparente desconforto para os viajantes é recompensado com lindas praias,  rios de águas cristalinas e na temperatura ideal, nem muito fria, nem  muito quente.
Ilha do Cardoso
Para se desconectar completamente do mundo, mesmo em época de folia, o  Parque Estadual da Ilha do Cardoso, no extremo sul de São Paulo, é uma  boa opção. Pertencente à cidade de Cananéia, o lugar tem menos de mil  habitantes e mais de 15 mil hectares de Mata Atlântica. Lá não pega  sinal de celular, não tem energia elétrica e as casas existentes se  mantêm por meio de geradores. Em compensação, há belas praias,  cachoeiras, dunas e trilhas para passar o tempo no feriadão. A estrutura  turística não é muito grande, já que a hospedagem é feita quase que  exclusivamente em pequenas pousadas e em campings, mas nada que deixe o  local menos charmoso.





0 comentários:
Postar um comentário